NOSSA HISTÓRIA


A Associação Bênção de Paz, como tantas outras instituições de assistência, teve início a partir do desejo de uma pessoa comum: oferecer amparo à infância carente, cujas necessidades não pudessem ser atendidas pelos organismos públicos.

Era necessário pensar no local onde se pudessem receber as crianças. Foi então que sua fundadora Girolama Marina Giudice Ortega solicitou o apoio dos familiares, a fim de disponibilizar um espaço para construção de uma creche.

Desse modo, em 02 de dezembro de 1989 foi fundada a atual Associação Bênção de Paz, com a participação de alguns amigos interessados no trabalho assistencial. E vários deles ainda se encontram em intensa atividade, até hoje.

Com a elaboração de um projeto e com recursos escassos, a construção iniciou-se e manteve ritmo modesto. Nesse período, a fundadora e idealizadora do projeto foi acometida por uma doença grave, que a impediu de desempenhar suas funções em todos os níveis de suas atividades.

Vencendo com persistência e muita dedicação os inevitáveis obstáculos que qualquer empreitada desse jaez oferece, no dia 04 de abril de 1994 a Creche Bênção de Paz abriu suas portas, dando início às atividades que permanecem até os nossos dias.

E para a manutenção do projeto, bem como para incremento de qualidade e do número de crianças atendidas, foram promovidos inúmeros eventos, a fim de arrecadar fundos para a Creche. Foram bailes, bingos, sorteios, jantares, todos acontecendo sempre com a marca registrada da Casa: a alegria.

Com a solidificação do trabalho, obteve-se convênio com a Prefeitura de São Paulo, a qual passou a arcar com parte dos custos da Instituição, exigindo para tanto que a Creche estivesse alinhada com os modelos pré-estabelecidos. A Creche ia sempre mais além, oferecendo às crianças mais do que um abrigo enquanto suas mães trabalhavam: a Instituição sempre priorizou a educação integral da criança, associada à alimentação saudável e o carinho dos profissionais envolvidos.

Com o aumento do número de crianças atendidas, fez-se necessário elaborar uma agenda de eventos mais efetiva, como a criação da Feira de Natal, Feira de Inverno, Jantares, Bingos e Rifa Anual, por exemplo, principais fontes de recursos para a obra.

A obtenção da declaração de Utilidade Pública Municipal, assim como a Federal e Estadual, também foram importantes conquistas da Associação, que ganhava credibilidade e visibilidade, atraindo novos colaboradores.

E por último, atendendo à demanda de crianças que deixam a Creche ao atingirem 4 anos de idade, e que posteriormente ao completarem a idade de 6 anos,  a Associação Bênção de Paz construiu com muito esforço o Projeto José Anchieta, destinado ao trabalho de assistência e acompanhamento às crianças dessa faixa etária, até completarem 13 anos e 11 meses, cujo prédio foi inaugurado no dia 05/03/2005.

Atualmente, além daqueles valorosos amigos que, juntos, iniciaram o trabalho, formou-se uma verdadeira família de cooperadores, anônimos ou não, que ao longo desses mais de 18 anos de atividades efetivas têm oferecido o seu tempo e os seus recursos materiais, intelectuais e, acima de tudo, seu amor em favor desta causa.

Empresas e Instituições reconhecidas também têm oferecido seus recursos ao longo desses anos, ajudando a viabilizar as atividades desta Casa Assistencial. Citar todos eles seria imprudência, pois, certamente alguns seriam omitidos.

O desafio, porém, continua! As necessidades são grandes e as oportunidades de trabalho são múltiplas. A comunidade Bênção de Paz sabe disso e não coloca limites aos novos trabalhos que se apresentem. O sonho de Marina, que enfim tomou forma, ainda hoje inspira aqueles que continuam na labuta por um mundo melhor e nunca regateiam esforços nesse sentido.

Todos que quiserem colaborar de alguma forma com nossas Obras Sociais, acesse a página Como Ajudar.


Junte-se a nós na disseminação de esperanças, na melhora das pessoas, na produção de sorrisos, na mudança do nosso mundo!


 

 
Conheça